Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cerimônia de Posse da Administração e Legislatura 2013-2016



      Ocorreu na manhã do dia 1° de janeiro de 2013, na quadra da Escola Municipal Angelina Medrado, a cerimônia de posse dos eleitos em 07 de outubro de 2012.

A cerimônia foi precedida por uma missa, celebrada pelo pároco José Walter de Carvalho, que teve como objetivo abençoar o mandato político que se inicia. Na celebração, o padre José Walter buscou lembrar a importância de se ter atitudes políticas voltadas para a comunidade. Lembrando o exemplo de Maria (no dia 01/01 a Igreja comemora o dia de Maria Mãe de Deus) que disse sim à missão dada por Deus de ser a mãe do Salvador, o padre em sua homilia destacou que os políticos, ao dizerem sim á missão dada pelo povo lagoense de serem seus representantes, devem agir de forma séria, com um olhar unicamente voltado para o interesse comum e para o bem da comunidade, em especial dos mais humildes.

Após a missa, foram empossados os 9 vereadores eleitos e reeleitos em outubro e realizada a 1ª sessão da nova legislatura. Nessa sessão, comandada pelo vereador mais votado José Miguel Vanzeloti (PSDB), o vereador Márcio Simeão (PMDB) foi eleito por voto secreto o Presidente da Câmara Municipal para o biênio 2013-2014. Também foram eleitos os vereadores Davi da Costa Silva (PT) e Harley Magno Lima (PT) para os cargos de Vice-Presidente da Câmara e Secretário, respectivamente.

Após a posse dos vereadores e a eleição da mesa diretora, foram empossados o Prefeito e o Vice-Prefeito, Antônio Carlos Chaves de Resende e João Isaías da Costa. Após os dois realizarem o juramento de exercerem bem os seus cargos, respeitando as leis e o povo, o prefeito reeleito fez um breve discurso no qual se emocionou muito, chegando a chorar ao relembrar as dificuldades de campanha, as pessoas que o ajudaram e as manifestações de apoio recebidas da população.

O Prefeito Antônio Mangá (PMDB), além de contar com o apoio e entusiasmo da população, que o reelegeu com 55,55% dos votos válidos (909 de frente para seu adversário José Valter do PSDB), também contará com o apoio da Câmara Municipal em sua administração, já que 5 dos 9 vereadores são apoiadores. A Câmara está formada por 3 vereadores do PMDB, 2 do PT (PMDB e PT são aliados em Lagoa Dourada), 2 do PSDB e 2 do PR (PR e PSDB formam a oposição). Devido à ferrenha rivalidade política que marca Lagoa Dourada, ter a maioria situacionista na Câmara Municipal mostra-se fundamental para se conseguir ter uma boa administração. Mas, independentemente da rivalidade PMDB x PSDB ou Pêga x Braquiária como é popularmente conhecida, a Câmara Municipal se mostrou integrada no último mandato e, ao menos aparentemente, essa situação deve se manter nos próximos 4 anos, tanto que Márcio Simeão (PMDB), Davi (PT) e Harley (PT) foram eleitos respectivamente Presidente da Câmara, Vice-Presidente e Secretário de forma unânime, sendo que cada um recebeu todos os 9 votos para as funções.

O que se viu nessa cerimônia foi um discurso conciliador e comprometido com o bem estar da população. Vamos torcer para que essas impressões não sejam equivocadas e que nossos políticos não fiquem apenas no discurso. O que Lagoa Dourada espera de seus eleitos é que a velha rivalidade seja esquecida quando o interesse da população estiver em jogo e que eles tenham somente atitudes marcadas pela idoneidade e bom censo, sempre considerando o interesse social em 1º lugar.

Celebração da missa antes da cerimônia de posse

Cerimônia de posse da gestão 2013-2016

vereadores, prefeito e vice-prefeito ao lado do dep. Reginaldo Lopes, que só ficou aproximadamente 30 minutos na cerimônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário