Pesquisar este blog

Festas Religiosas

          Os hábitos culturais de Lagoa Dourada sempre foram muito marcados pela religião, sendo que a Igreja Católica foi e é extremamente poderosa e influente no município. Com isso, as principais festas tradicionais locais são religiosas, pois foi a devoção da população que fez com que algumas das manifestações religiosas e culturais originadas com o início do povoamento na região resistissem ao tempo e durassem até os dias atuais. Dentre elas, podemos destacar:
·    

      Folia de Reis e de São Sebastião

     
          As Folias - festejo popular de origem portuguesa - ainda hoje se mantém vivas nas manifestações folclóricas e religiosas de muitas regiões do país e também na cidade de Lagoa Dourada. Existem cerca de 14 grupos no município que visitam as casas nas zonas rural e urbana, tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis", ao nascimento de Cristo e em honra ao poderoso São Sebastião. As Folias de Reis estendem-se da véspera de Natal (24 de dezembro) até a data consagrada aos Reis Magos (6 de janeiro), já as Folias que promovem manifestações festivas dedicadas à São Sebastião prolongam-se até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, santo de muita devoção na cidade e que é o padroeiro do produtor rural.

Folia de São Sebastião do Município de Lagoa Dourada
Folia de São Sebastião do Município de Lagoa Dourada



·         Festa de São Sebastião (20 de janeiro)


               Essa é uma festa importante e muito tradicional no município. São Sebastião é tido como padroeiro dos produtores rurais e, para alcançar graças, como por exemplo uma boa colheita, muitos doam animais (bovinos, suínos, caprinos, dentre outros) e outros bens para o santo e para a paróquia. Através dessa festa, a Igreja arrecada muitos recursos com a realização de um leilão das doações que os fiéis, o que colabora muito para sua manutenção ao longo do ano.  Nessa festa, além da realização do leilão e de missas festivas, também há procissão, apresentação da banda Lira Lagoense, de folias de reis e uma tradicional queima de fogos no adro da Igreja Matriz.





·         Semana Santa 

     
              Segundo informações do arquivo paroquial fornecidas pelo Pároco José Walter de Carvalho, essa festa é celebrada na cidade desde 1798. Com isso, a Semana Santa se tornou muito importante, tanto no sentido religioso, quanto no cultural e também econômico. A Semana Santa conservou muitas tradições seculares que levam os católicos a uma profunda reflexão da prática cristã e, também, atrai muitos visitantes de outras cidades. Durante o período em que ocorrem as celebrações, muitos turistas se hospedam na cidade e movimentam a economia local, enchendo pousadas, hotéis e aquecendo o comércio.


Imagem de Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz de Lagoa Dourada

Procissão com a imagem do Senhor dos Passos, na Semana Santa de Lagoa Dourada



·         Mês de Maria (Maio) 


            Neste mês, ocorrem as celebrações em que meninas, vestidas de anjos, coroam e homenageiam cantando Nossa Senhora na Igreja Matriz. No último domingo de maio, é realizada uma procissão com a imagem de Maria (Nossa Senhora de Lourdes) pelas principais ruas da cidade.

Coroação de Nossa Senhora na Igreja Matriz de Lagoa Dourada



·         Festa do Padroeiro Santo Antônio (13 de junho)


               Santo Antônio é oficialmente padroeiro da localidade de Lagoa Dourada desde 1734, quando foi construída a primeira capela dedicada ao santo. Nos dias atuais, Santo Antônio é tido como padroeiro de todo o município e sua festa é marcada por forte participação de toda a população, tanto urbana, quanto rural. Nos dias que antecedem a festa, a imagem do padroeiro visita todas as comunidades rurais e a trezena em honra ao santo é realizada cada dia em um bairro diferente da cidade. No dia 13 de junho, as celebrações são encerradas com procissão e queima de fogos no adro da Igreja Matriz de Santo Antônio.
   
     Festa Santo Antônio: 2012 - 2013 

Andor com a imagem de Santo Antônio, em Lagoa Dourada - 13/06/2012

        

 

       Festa de Corpus Christi

     

             A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

             Em Lagoa Dourada, assim como em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

Tapetes para a procissão de Corpus Christi, em Lagoa Dourada, 07/06/2012

Saída do Santíssimo Sacramento para a procissão, em Lagoa Dourada - 2008




      Festa de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro)


      É celebrada na cidade desde 1960 e são realizadas missas festivas, procissão pelas ruas da cidade e queima de fogos no adro da Igreja Matriz de Santo Antônio.




       Festa de Nossa Senhora Aparecida: 2012 - 2013

 

 

 Festa Rurais



Além dessas festas, que ocorrem na cidade, cada comunidade rural possui seu próprio padroeiro e realiza uma festividade em sua homenagem:
  •      Festa do Sr. Bom Jesus dos Aflitos e N. Sra. da Glória na Comunidade da Ressaca.
  •      Festa de São Sebastião na Comunidade do Arame. 
  •      Festa de São José na Comunidade do Diamante.
  •      Festa do Sagrado Coração de Jesus e N. Sra. Aparecida na Comunidade dos Melos.
  •      Festa de Santo Antônio de Pádua na Comunidade do Catauá.
  •      Festa de N. Sra. Das Graças na Comunidade dos Rosas e Cafundó.
  •      Festa de N. Sra. Aparecida na Comunidade da Gameleira.
  •      Festa do Sr. Bom Jesus dos Perdões na Comunidade dos Machados.
  •      Festa de N. Sra. da Piedade na Comunidade do Matatu.
  •      Festa de São João Batista na Comunidade das Bandeirinhas.

2 comentários:

  1. Sou Descendente direto de Antônio Machado de Miranda da Fazenda Campo Alegre em Curralinho dos Machado.

    ResponderExcluir
  2. Sou neto de Esmeraldino Machado Valladão. Meu pai, Geraldo Valladão nasceu no povoado da Mutuca. Tenho muito carinho por esta Terra!

    ResponderExcluir