Pesquisar este blog

Festas

            A partir da década de 1990, passou a se fortalecer na cidade festas de cunho não religioso, voltadas para o divertimento da população, divulgação cultural e desenvolvimento econômico. Na atualidade, existem diversos festividades com esses propósitos na sede municipal e nos diversos distritos da zona rural.



Carnaval        




O Carnaval vem ganhando força a cada ano, mas ainda não se caracteriza como uma das principais festas da cidade na região. Nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas, animados blocos de rua e shows de música fazem a alegria da população, mas a proximidade da cidade com outras cidades que possuem uma festa carnavalesca mais conhecida e tradicional, como São João Del Rei e Prados, acaba prejudicando a vinda de foliões para Lagoa Dourada.

Entretanto, apesar de não ser uma festa regional importante, a população local de Lagoa consegue fazer uma animada festa e a prefeitura Municipal tradicionalmente realiza shows nos cinco dias de folia. Entre os blocos existentes, podemos destacar o “Unidos do Morro”, o “Bloco da Latinha” e o desfile da “Escola de Samba União Dourada”.

Desfile do Bloco "Unidos do Morro", em 2012

Carnaval de Lagoa Dourada 2012 - concentração de foliões para o show


           

Festival Zé do Mato




No mês de maio, mais precisamente no fim de semana mais próximo do dia 1º (Dia do Trabalho), ocorre no Parque de Exposições da cidade de Lagoa Dourada o Festival Zé do Mato, que vem se consolidando como um importante evento cultural da cidade. Criado em 2007, nesse festival é feita uma inscrição e se apresentam apenas artista do município e região, sendo assim um importante meio de divulgação e proteção da cultura local. A cada ano o festival vem crescendo, contando com a participação de artistas e grupos dos mais variados estilos.
            O evento criado em 2007 homenageia José Sebastião de Andrade, apelidado de Zé do Mato, que nasceu no dia 19 de janeiro de 1937 no povoado das Bandeirinhas. O homenageado é conhecido por esta alcunha devido ao fato dele, na infância, andar pelos matos caçando passarinhos e pescando. Também gostava de assistir futebol de longe ou em cima de uma árvore. Zé do Mato é considerado um dos grandes violeiros de Lagoa Dourada.


Cartaz do Festival Zé do Mato 2012
Artistas locais se apresentando no Festival Zé do Mato 2012



Aniversário de Emancipação Política e Administrativa




            Apesar de ter sua origem como arraial no início do século XVIII, foi somente no dia 06/06/1912 que Lagoa Dourada se tornou um município autônomo, desmembrando-se do município de Prados. Dessa forma, no mês de junho, nos dias próximos ao dia 6, ocorrem as comemorações do Aniversário de Emancipação Política do Município de Lagoa Dourada. Nas noites da festa, são realizados shows de música para a população no Parque de Exposições e nessa comemoração também ocorre o já tradicional Festival de Bandas, que reúne, além das duas bandas da cidade (Lira Lagoense e Associação Musical do Arame), bandas representantes de vários outros municípios mineiros.



Apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Festa do Centenário de Emancipação Política de Lagoa Dourada, 06/06/2012

Festa de Emancipação Política de Lagoa Dourada 2012


Festa do Peão de Boiadeiro




            Mas a maior festa do município é a Festa do Peão de Boiadeiro. Criada em 1993, ela atrai milhares de pessoas que visitam a cidade nos cinco dias do evento, que sempre ocorre na primeira semana do mês de agosto. Nessa festa acontecem simultaneamente vários eventos, como: Rodeio Profissional, Concurso da Marcha (que ocorre na cidade desde 1992), Torneio Leiteiro (que ocorre desde 1987), Exposição Agropecuária (realizada desde 1994) e Desfile de Carros de Boi (que foi criado no ano de 2006).

            Essa é uma festa que leva diversão, cultura e geração de renda para os moradores da cidade. Nela, busca-se uma valorização da cultura, tradições e trabalho do produtor rural do município. Além disso, economicamente essa festa vem se mostrando também muito importante, devido ao grande fluxo de pessoas de vários lugares que visitam a cidade. Nas noites da festa, além do rodeio em touros, são realizados Shows de artistas nacionalmente conhecidos, que atraem uma verdadeira multidão à cidade, fazendo com que sua população praticamente dobre nos principais dias do evento.

            Além disso, os eventos da Festa do Peão, principalmente os Concursos de Marcha, tendem a valorizar um dos principais produtos da terra que é o Jumento Pêga, raça de jumento que foi criada no território do atual município no século XIX, que até hoje tem forte criação nas fazendas lagoenses e que é tida como uma das melhores raças de muar para trabalho e montaria.


Rodeio na Festa do Peão 2012

Show de Eduardo Costa na Festa do Peão 2012
Desfile de Carros de Boi 2012


Festa do Rocambole e Mostra Cultural        




Mais recentemente, no ano de 2009, foi criada por iniciativa da Secretaria de Cultura, a Festa do Rocambole e Mostra Cultural. Essa festa é uma tentativa de usar a fama de “Capital do Rocambole” que Lagoa Dourada possui para estimular, divulgar e desenvolver outras atividades econômicas como a produção de artesanatos e a fabricação de móveis.

Nessa festa ocorrem shows de artistas consagrados da Música Popular Brasileira, juntamente com uma feira com exposição e venda de produtos como: artesanato, feito por artesões da cidade; móveis rústicos, produzidos pelas diversas fábricas locais; e o tradicional rocambole, que dá nome à festa.

Por ser um evento relativamente novo e buscando aceitação e público cativo, ainda não foi fixada uma data para que ela ocorra.

Entrada da feira da Festa do Rocambole e Mostra Cultural 2012

Apresentação cultural na Festa do Rocambole e Mostra Cultural 2012

Festas Rurais


Além das festas ocorridas na sede urbana, a Prefeitura Municipal e o Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Dourada ainda realizam uma série de eventos nos vários povoados e áreas rurais do município, festas essas que começaram a surgir principalmente a partir dos anos 2000.

Dentre as principais, podemos destacar:

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha do Arame

·         Festa do Trator do Diamante

·         Festa do Carro de Boi do Matatu

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha das Bandeirinhas

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha do Catauá

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha dos Melos

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha dos Machados

·         Festa do Peão e Concurso de Marcha da Cachoeira dos Forros

Nenhum comentário:

Postar um comentário