Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Comemorações do Centenário de nascimento de Dom José Alves Trindade

          Como já foi dito em postagem anterior, Dom José Alves Trindade (1912-2005), um dos mais ilustres dos lagoenses, estaria completando este ano, caso vivo estivesse, 100 anos e, para celebrar a data, a Arquidiocese de Montes Claros e a Paróquia de Lagoa Dourada prepararam muitas homenagens.


Na cidade de Montes Claros (norte de Minas), local onde dom José exerceu a função de arcebispo e onde morreu e está enterrado, foi celebrada a comemoração no dia de seu aniversário, dia 07 de outubro. Neste dia, cerca de 800 pessoas, dentre as quais parentes e amigos do homenageado, participaram do Ato Litúrgico realizado domingo à noite, logo após o 5º dia da novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, na Catedral Metropolitana.

Celebração dia 07/10/2012, na Catedral Metropolitana de Montes Claros/MG
Concelebraram com o Arcebispo Dom Jose Alberto Moura, os padres Dorival Souza Barreto Júnior (pároco) e Pedro Henrique Nunes Pereira (vigário paroquial), os monsenhores Antônio Gonçalves Rocha (vigário geral) e José Osanan de Almeida Maia (chanceler), além do padre Bolivar Vieira Rezende Queiroz, primo de dom José Alves e pároco de São José de Itumirim, Arquidiocese de São João Del Rey. Destacou-se também o arcebispo emérito Dom Geraldo Majela de Castro, sucessor de dom Trindade, que, por estar internado na Santa Casa, não pôde comparecer fisicamente e acompanhava a cerimônia em oração. Antes da bênção final, os Correios lançaram selo comemorativo alusivo à data.



Dom José Alberto, de 68 anos, destacou que “a preocupação” do 5º bispo diocesano de Montes Claros “não era apenas orientar a caminhada do povo em vista de uma meta, (...) mas formar consciências, contemplando o humano e o divino, o natural e o sobrenatural”. Para sustentar o raciocínio, ele aludiu a trecho do Evangelho de Marcos, inserido na liturgia dominical, sobre a indissolubilidade do matrimônio. “Homem e mulher foram criados por Deus diferentes nas funções e iguais perante Deus. Marido e esposa devem estar unidos a Deus para concretizar o projeto divino. Se não houver essa unidade, [tem-se] a união pagã tão propagada na mídia”, advertiu ao lembrar que o pastoreio de dom José Alves Trindade destacou “o sensível”, menos “na conotação psicológica do natural” e mais “na ordem do sobrenatural”.

O presidente da Celebração Eucarística recordou um pouco da história de dom José Alves Trindade, mineiro de Lagoa Dourada que nasceu em 1912, “um presente para nós”. Sublinhou com especial ardor sua condição de participante do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), que viabilizou profundas mudanças pastorais na Igreja. “Dom José Alves foi o homem de ligação entre o Norte de Minas e Roma”, onde ocorreu o legendário evento. “Foi um fluxo novo dessa nova realidade” que chegava, segundo estudiosos do assunto, para revitalizar a Igreja.

SELO COMEMORATIVO DOS CORREIOS


Mas talvez uma das maiores homenagens concedidas neste dia a Dom José Alves tenha sido o lançamento do selo comemorativo de seu centenário. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio do consultor comercial Oliveira Márcio Marques, representante do gerente regional dos Correios, Edilson Durães, lançou selo comemorativo ao Centenário de Nascimento de dom José Alves Trindade. Dom José Alberto, os monsenhores Osanan e Rocha, Vera Cruz Trindade, a Verinha, única irmã viva de Dom José Alves, e Raquel Menezes de Furtado, consultora comercial dos Correios, fizeram as tradicionais obliterações. Após Dom José Alberto enfatizar a iniciativa como “um marco” para a Arquidiocese de Montes Claros, Marly Santana da Trindade Almeida, sobrinha do homenageado, e padre Bolivar Queiroz falaram em nome da família Trindade. No próximo dia 21, Dom José Alberto Moura irá a Lagoa Dourada para celebrar novamente o Centenário, dessa vez na terra natal de dom José Alves Trindade e onde atualmente mora Verinha.

Entrada da Bandeira de Lagoa Dourada na Catedral de Montes Claros
Familiares de Dom José Alves Representam Lagoa Dourada na cerimônia

Entrada da ampliação do selo dos Correios homenagiando Dom José Alves Trindade

 Representante dos Correios e Dona Verinha, irmã de Dom José Alves Trindade

Representante dos Correios e Dom José Alberto Moura, atual Arcebispo Metropolitano de Montes Claros

AGORA AS HOMENAGENS SERÃO NA TERRA NATAL: LAGOA DOURADA



A paróquia de Lagoa Dourada, juntamente com a família Alves Chaves Trindade estão convidando toda a população para participar de um tríduo preparatório nos dias 18, 19 e 20 de outubro. Em cada um desses dias haverá missa às 19 h na Igreja Matriz e uma pregação especial.

18 de outubro – 5ª feira – Tema: Família. Pregador Monsenhor José Hugo de Resende Maia
19 de outubro – 6ª feira – Tema: Juventude. Pregador Padre Bolivar Queiroz.
20 de outubro – Sábado - Tema: Sacerdócio. Pregador Padre Antônio Alvimar.
 
O dia 21 de outubro, domingo, será o dia maior das comemorações. Neste dia acontecerão:

11 horas - Inauguração do Busto da Irmã Gabriela, na praça que leva seu nome no bairro Zico Trindade (próximo à rodoviária). É uma homenagem àquela filha querida desta terra, 1ª mulher no Brasil a ser agraciada com a Ordem do Mérito Militar.

19 horas - Missa solene presidida por sua Exa. Revmo. Dom José Alberto Moura, CSS Arcebispo de Montes Claros, concelebrada por Dom Geraldo Magela de Castro, Opraem Arcebispo Emérito de Montes Claros, Bispos, membros do Clero Arquidiocesano e padres amigos. Após a missa no adro da Matriz, inauguração do Busto de Dom José Alves Trindade, ilustre filho de Lagoa Dourada.  

        Confira o programa-convite abaixo. Maiores informações na secretaria paroquial de Lagoa Dourada.

(Clique na imagem para ampliar)

Programa-Convite para as celebrações do Centenário de Nascimento de Dom José Alves Trindade



Nenhum comentário:

Postar um comentário